Trabalho voluntário: 5 oportunidades para viajar de graça e ainda ajudar o próximo

0
55808
viajar de graça

Já pensou em viajar de graça e ainda ajudar o próximo? A chance de dar algo de volta, compartilhar habilidades e conhecimentos, conhecer outros viajantes ou simplesmente conhecer novos lugares – esta é a essência do trabalho voluntário.

Há muitas razões para se envolver nesse tipo de voluntariado, e literalmente milhares de instituições que oferecem oportunidades. Muitas pedem doações ou taxas para cobrir os custos e outras operam como empresas com fins lucrativos. Na lista abaixo, selecionamos apenas organizações que custam pouco ou nada se você quiser se envolver e ajudar.

Observação: Quando falamos em viajar de graça, estamos nos referindo a viver em outro país sem custo de moradia e de alimentação. Portanto, custos como passagens entre outros, ainda é por conta da pessoa.

1. Help Exchange 

Um site com “anfitriões” de todo o mundo que estão a procura de uma ajudinha, seja em sua fazenda ou jardim, em escolas ou projetos religiosos, construção de casas, centros comunitários ou tarefas ainda mais básicas, como levar as crianças na escola para alguma família.

Uma pequena taxa de adesão é necessária para acessar detalhes das vagas, mas o alojamento e a alimentação são fornecidos em troca de seu trabalho.

 

  2. Sudan Volunteer Programme

Ensinar inglês no Sudão, um dos países mais pobres do mundo. As oportunidades estão em escolas ou universidades, mas muitos participantes ajudam com projetos comunitários além do trabalho em sala de aula. Os voluntários devem pagar por sua passagem aérea, mas todos os outros custos são cobertos e um pequeno salário mensal é fornecido.

 

3. WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms)

Alimentação e alojamento oferecido em troca de trabalho em fazendas orgânicas. Se você se interessa por um estilo de vida alternativo e pessoas interessantes esta pode ser uma boa opção. O programa está disponível em 53 países e você pode optar pela estadia a partir de uma semana até um ano.

 

4. United Nations Volunteers

O programa é focado em ajudar comunidades afetadas por catástrofes naturais, em parceria com a ONU. Algumas posições estão abertas apenas para profissionais específicos, enquanto outras são direcionadas as centenas de ONGs internacionais a procura de ajuda em campos menos formais.

 

5. Sea Turtles e CCCTurtle

Existem milhares de pequenos grupos que ajudam as tartarugas marinhas ameaçadas. A maioria deles estão localizados nas áreas de exploração e contam com o voluntariado.

Os custos dos programas podem ser variados e uma forma de diminuir despesas pode ser procurar por opções no Brasil mesmo, já que quase todas as organizações de tartarugas marinhas aceitam voluntários. Você pode ainda buscar oportunidades em algum país que já planeja visitar, uma vez que a maioria das instituições possui acomodações de baixo custo para aqueles dispostos a participar por mais tempo.

Leia também: estudar e trabalhar no exterior: isso é possível?